Rancho Queimado doará 1.200 Composteiras Domésticas

Paulo Betti convida para projeto em Rancho Queimado

R4 – Rancho Reduz, Recicla, Recomeça é um projeto do município de Rancho Queimado (SC) que vai distribuir 1.200 kits composteiras domésticas Humi para os moradores do município. Dessa forma, a prefeitura estimulará a gestão compartilhada para que todos os resíduos orgânicos domésticos do município sejam compostados das residências dos moradores.

Ações do Projeto R4

Além da doação das composteiras o projeto realizará oficinas e acompanhamento técnico para sanar dívidas e possíveis dificuldades. Do mesmo modo, está previsto uma dinâmica para facilitar o acesso permanente à serragem, para facilitar ainda mais a prática da compostagem.

Por possuir pouco mais de 3.000 habitantes, o projeto pretende contemplar todos os moradores de Rancho Queimado. Logo, o sucesso do projeto proporcionará uma grande economia para a gestão municipal, que utilizará os recursos que seriam gastos na coleta e destinação desses resíduos para projetos de educação ambiental, agricultura orgânica e familiar.

Trata-e de um projeto ousado, inovador e revolucionário com potencial de ser uma referência para outros municípios do Brasil!

Faça sua inscrição e participe!

Enfim, se você mora em Rancho Queimado (SC), CLIQUE AQUI para se inscrever no projeto:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxZuWlYLQX7XClfxzZ9q33j3-1zvjlFaaedl9MKpZwCaZu9A/viewform

Benefícios do Projeto R4 em Rancho Queimado

Simultaneamente ao tratamento descentralizado dos resíduos orgânicos domésticos, o projeto R4 viabilizará a produção de adubo nas residências das famílias. Por outro lado, haverá outras ações educativas para auxiliar os moradores a plantarem seus próprios alimentos, temperos e ervas medicinais.

Para a realização da compostagem, as famílias separam os resíduos orgânico dos demais resíduos gerados na residência. Assim as famílias terão mais facilidade para separar e destinar os resíduos recicláveis secos para a reciclagem.

Edital de Apoio a Projetos de Compostagem

O projeto foi contemplado pelo Edital 01/2017 de Apoio a Projetos de Compostagem provido pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (MMA) e o pelo Fundo Socioambiental Caixa. Em suma, o edital contemplou 11 municípios no Brasil para receberem recursos para projetos de Compostagem. Em síntese, foram 330 municípios inscritos e Rancho Queimado conquistou a quarta colocação geral e primeiro lugar em estrutura.

Mais Informações

CLIQUE AQUI para mais informações sobre o projeto no site da prefeitura de Rancho Queimado:
http://www.rq.sc.gov.br/conteudo/compostagem

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *