Dicas para retirar o húmus da composteira

A retirada do húmus da composteira Humi é muito simples!

Nós costumamos recomendar duas maneiras.  A primeira consiste em apertar o conteúdo da caixa cheia em um dos cantos ao invés de retirar o húmus no momento da troca das caixas. Desta maneira, o composto ficará de um lado só da caixa, deixando o outro vazio.

Com isso, esse composto permanecerá na caixa por alguns dias a mais, visto que um espaço será aberto para colocar os novos resíduos orgânicos dos próximos dias. Não se preocupe, pois as minhocas migrarão para os alimentos mais frescos. Quando os novos resíduos ocuparem todo o espaço vazio, será o momento de retirar o húmus.

A outra forma, mais conhecida, é deixar a composteira destampada por alguns minutos após a troca das caixas. Como as minhocas não gostam de claridade, elas “mergulharão” na terra. Após as minhocas mergulharem, basta raspar o húmus de cima com uma pazinha e retirar o adubo aos poucos. À medida em que as minhocas aparecerem novamente espere mais um pouquinho, pois elas se aterrarão mais e você poderá raspar mais uma camada.

Repita esse procedimento até a camada de adubo ficar com aproximadamente 5 cm de altura e/ou com grande concentração de minhocas. Durante esse processo, recomendamos separar as minhocas que eventualmente foram retiradas juntamente com o adubo para devolvê-las para o sistema. A intenção é de que elas permaneçam na composteira!

Para facilitar a compreensão, gravamos esse vídeo com a explicação dessas 2 maneiras que recomendamos para retirar o húmus da Humi:

 

E aí o que achou? Bem simples não é!? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe com a nossa comunidade a sua experiência.

Deixe seu comentário
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *