Como evitar infestação na composteira

Como evitar infestação

Se você já passou pelo drama de ter uma infestação no minhocário, não se sinta só! Apesar da aparente simplicidade, são raras @s composteir@s que nunca tiveram uma infestação.

A principal informação para evitar a infestação de mosquitos ou mosquitinhos, e larvas ou larvinhas é cobrir completamente os resíduos orgânicos com matéria seca.

Apesar de a não cobertura dos resíduos orgânicos ser o principal motivo das infestações, não é o único. Para evitar novas infestações, compilaremos nessa postagem os principais motivos e ações para evitar as infestações.

 

Cobrir os resíduos com matéria seca

A matéria seca possui algumas funções no minhocário. Uma delas é “isolar” os alimentos, criando uma barreia física entre os alimentos e os mosquitos. Quando há alimentos expostos dentro da caixa, mesmo com a tampa, os alimentos acabam atraindo os mosquitos. Os mosquitos não “fuxicam” nem reviram o material, eles apenas pousam. Se não há alimento expostos, não há comida acessível para os mosquitos… mas se há alimento exposto (comida disponível), eles fazem a festa!

A serragem é um excelente material para cobrir completamente os alimentos. Mas se você usa outro material, como folhas de árvore, recomendamos secar as folhas ao sol (ou em um forno) para ficarem bem sequinhas. Se as folhas forem grandes, é necessário quebrá-las em pedaços miúdos para a cobertura ser mais eficiente. Uma dica é esfregar uma mão na outra com as folhas no meio.

 

Baldinho sem tampa ou mal tampado

Não vai adiantar cobrir bem os alimentos no minhocário se o baldinho usado na cozinha para separar o resíduos orgânicos não tiver uma tampa que impeça a entrada dos mosquitos. Se o baldinho para resíduos orgânicos estiver sem tampa ou mal tampado, a possibilidade de uma mosca ou drosófila entrar e colocar ovos é alta. Outra dica em relação aos baldinhos é não deixar os resíduos no baldinho por mais de 2 dias. Se o baldinho ficar com os mesmos alimentos por mais tempo, esses alimentos naturalmente atrairão drosófilas.

 

Folhas contaminadas podem gerar infestação

Para quem pega folhas em praças, parques, jardins externos, etc, está sujeito a pegar folha com fezes de cachorro, formigas e insetos que eventualmente podem causar alguma infestação. Para resolver isso, recomendamos ligar o forno no fogo alto e deixar essas folhas por alguns minutos no forno. Além de desidratar as folhas, esse procedimento eliminará possíveis vetores e “indivíduos” que possam causar infestações no minhocário.

 

Não retirada do Composto Líquido

Deixar o composto líquido por muito tempo (semanas/meses) na coletora também pode atrair insetos voadores. Tanto para evitar infestações, como também para equilibrar a umidade do sistema, recomendamos que o composto líquido seja coletado semanalmente ou quinzenalmente. Dependendo da quantidade e característica dos resíduos orgânicos, até dá para coletar uma vez por mês, mas é melhor retirar o líquido com mais frequência.

A base coletora da Humi possui capacidade para armazenar 8 litros. Volume suficiente para armazenar o líquido durante semanas sem transbordar. Ao mesmo tempo, reduzir um pouco o volume desse recipiente foi intencional para lembrar o usuário sobre a importância de retirar periodicamente o composto líquido.

Os pés da Humi e a queda d’água do fundo da coletora que direciona todo o líquido para a torneira, facilitam muito o processo de retirada do composto líquido. Basta colocar um recipiente e abrir a torneira para tirar 100% do líquido da coletora.

O mais adequado é usar o composto líquido logo após a retirada, mas também tudo bem de engarrafá-lo. Caso vocês não esteja com tempo para regar as plantas nem engarrafar, basta tirar o líquido da coletora regar o conteúdo da caixa de digestora de cima para o composto líquido recircular no sistema.

 

Se mesmo tomando todas essas precauções houver ocorrência de infestação de drosófilas, clique aqui para ver como resolver infestação de drosófilas em 24hs.

Deixe seu comentário
12 respostas
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Beatriz,
      Tudo bom?
      Os fungos não representam um problema. Eles fazem parte do processo da compostagem e auxiliam na decomposição dos alimentos.
      Será que suas minhocas estão morrendo mesmo? Quando as minhocas morrem, elas exalam um odor muito forte. Provavelmente elas deva estar “escondidas”.

      Responder
  1. ROBERTO AVILA
    ROBERTO AVILA says:

    Olá! Estou com uma infestação de ácaro branco na minha Humi. Saem dezenas deles todo dia da caixa e caem do chão. Vocês possuem alguma dica?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Roberto, tudo bom?
      Esses ácaros não atrapalham o processo da compostagem, mas quando estão em muita quantidade, acabam incomodando por saírem da caixa. Nossa sugestão é de tirá-los fisicamente com papel higiênico e aos poucos controlar a população.

      Responder
  2. Damaris
    Damaris says:

    Passei um tempo sem colocar novos resíduos na composteira. Hoje fui retomar o uso dela, e observei uma infestação de baratinhas. O que faço agora?

    Responder
  3. Eliane
    Eliane says:

    Ola! Minha conposteira está i festas por um bichinho parecido com uma lacraia, mas mais curto e largo, com anéis, e cerca de 2 cm de comprimento. As minhocas desapareceram. Como proceder?

    Responder
    • Claudio
      Claudio says:

      Olá Eliane,
      Esses bichos são larvas de mosca soldado. Quando estão em muita quantidade, elas afugentam as minhocas. Nessa situação, coloque a caixa infestada no meio e recomece o processo na outra caixa. Provavelmente você terá que adquirir mais minhocas. Recomendamos o uso de serragem para cobrir os alimentos, a serragem é mais eficiente que gramas ou folhas. Importante sempre cobrir completamente os alimentos com a serragem. É esse procedimento que evita a infestação de mosquitos e larvas.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *